Perguntas Frequentes
Apresentamos aqui respostas que procura. Se tiver outras questões, por favor envie para geral@caixacreditoleiria.pt
Não. A Caixa de Crédito de Leiria é a marca que a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria CRL utiliza. Mudámos por fora, mas fazemos questão de continuar exatamente o mesmo banco de sempre: o seu. Orgulhamo-nos da obra iniciada em 1915, e atualmente através de 13 balcões em Leiria, Marinha Grande e Ourém, com a mesma dedicação de sempre. A sede, no coração de Leiria, assinala o profundo apreço pelo património da região onde atua. A Caixa de Crédito de Leiria continua a sua missão de banca de proximidade, afirma o carácter consistente que lhe permite caminhar seguramente para lá do centenário de existência, sempre com os ideais de entreajuda e de solidariedade, do mutualismo e do cooperativismo que estiveram na sua génese.
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Contas
- O que é uma Conta à Ordem?
A Conta à ordem é um tipo de conta bancária destinada a facilitar transações diárias como depósitos, levantamentos, pagamentos, transferências e débitos diretos. Esta tem como objetivo a utilização frequente e flexível
- Qual o montante mínimo para abertura de uma conta na Caixa de Crédito de Leiria?
O montante mínimo de abertura de conta é de 125€.
- Que documentos são necessários para abrir conta de Particular/ENI?
Documentos de identificação dos titulares:
- Documento de identificação: Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte
- Documento com o Número de Identificação Fiscal (NIF)
- Comprovativo de Morada Nacional - Comprovativo de Profissão e Entidade Patronal (Ex.: Recibo de Vencimento, Declaração da entidade patronal; Contrato de trabalho, Declaração de Início de Atividade)
- Cartão de Residente/Autorização de Residência (Caso seja de nacionalidade estrangeira)
- Comprovativo de Documentos Internacionais, caso se aplique (Morada, Profissão, Número Fiscal)
No caso de ser estudante, apresentar comprovativo de estudante (Cartão de estudante, comprovativo de matrícula)
Sendo desempregado, deverá apresentar Declaração de desemprego (Inscrição no Centro de Emprego)
- Que documentos são necessários para abrir conta de Empresa?
- Documentos dos titulares, conforme ponto anterior
- Certidão do registo comercial ou outro documento público comprovativo
- NIPC (Número de identificação de pessoa coletiva)
- RCBE (Registo Central do Beneficiário Efetivo)
- Posso usar a minha conta como quiser? Ou existem condições específicas?
Depende do número de titulares. As contas podem ser abertas em nome de uma ou várias pessoas.
Conta Individual: só a pessoa titular da conta (ou representante legal) pode fazer movimentações.
Conta Solidária: pode ser movimentada por qualquer um dos titulares.
Conta Conjunta: só pode ser movimentada mediante assinatura de todos os titulares.
Conta Mista: tem várias possibilidades de movimentação, acordada entre os titulares.
- Tenho uma conta individual, poderei acrescentar mais pessoas à conta?
Sim, a qualquer momento poderá colocar ou retirar. Estas serão autorizadas da conta e não titulares (Beneficiários efetivos da conta).
- Posso alterar os dados da minha conta, como a morada ou o nome?
Sim, poderá efetuar a alteração junto de uma das nossas Agências, levando os respetivos documentos comprovativos.
- O que significa saldo disponível e saldo contabilístico?
Saldo Disponível: montante que pode utilizar de imediato. Ter em conta que transferências bancárias que ainda estejam pendentes não estão aqui refletidas.
Saldo Contabilístico: O saldo contabilístico corresponde à diferença entre os créditos e débitos feitos na sua conta até à data. Este inclui débitos e créditos ainda não processados.
- O que são as transferências SPIN?
O SPIN é uma funcionalidade criada pelo Banco de Portugal que permite efetuar transferências através do número de telemóvel (Particulares) ou NIPC – Número de Identificação de Pessoa Coletiva (Empresas), em vez do IBAN.
Saiba mais aqui.
- Como cancelar uma autorização de débito?
Através de um ATM (Menu – Transferências e Débitos Diretos – Débitos Diretos – Selecionar o pretendido – Inativar). Poderá cancelar também através de uma das nossas agências.
No momento do cancelamento é importante ter consigo o Nº de Autorização do Débito Direto.
- Foi debitado um valor da minha conta com o descritivo "débito direto". Como posso reaver o montante?
Quando é retirado um valor da conta, com a indicação de débito direto e com o qual não concorda, tem 47 dias TARGET para solicitar a revogação.
Poderá solicitar a revogação numa das nossas Agências.
- Fiz um pagamento de serviços com entidade e/ou referência errados. Como posso cancelar?
A operação de pagamento de serviços é uma operação automática, não sendo, por isso, permitido ao Banco o seu cancelamento. Deverá contactar a entidade à qual efetuou o pagamento.
- Fiz um carregamento para um telemóvel que não é meu. Como posso cancelar?
A operação de carregamento é uma operação automática, não sendo, por isso permitido ao Banco o seu cancelamento. Deverá contactar a entidade à qual efetuou o pagamento.
- Como posso encerrar a minha conta?
Pode fazer o pedido de encerramento da sua conta a qualquer momento, mediante declaração assinada pelos titulares, dirigindo-se a uma Agência da Caixa de Crédito de Leiria.
- A conta deverá estar com saldo 0 (zero)
- Deverá proceder ao cancelamento de eventuais Débitos Diretos existentes
- Caso tenha em sua posse meios de pagamento (Cartão de Débito, Cheques) deverá entregá-los na agência.
Cartões
- Perda, roubo ou extravio. O que devo fazer se isto me acontecer?
Em caso de perda, roubo ou extravio do seu cartão, deve comunicar imediatamente a ocorrência para uma das Agências da Caixa de Crédito de Leiria ou entrar em contacto com a SIBS. SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços): 808 201 251 ou 217 918 780 (custo chamada local). Este serviço está em funcionamento permanente 24 horas por dia. Deverá ter consigo o NIB da conta ou o número do Cartão.
- Como posso pedir um cartão de débito?
Basta que seja cliente Caixa de Crédito de Leiria, com mais de 16 anos e titular de uma conta de Depósitos à Ordem na nossa instituição. Poderá efetuar o pedido numa das nossas Agências. Dos 16 aos 18 anos, o pedido terá de ser efetuado pelo representante legal.
- Acabei de receber um cartão de débito. Como posso ativá-lo?
Após a receção do PIN, pode ativar o seu cartão numa Caixa Multibanco (ATM), efetuando uma consulta de saldos/movimentos ou um levantamento.
- Onde posso usar o meu cartão de débito?
Nacional e internacionalmente, em estabelecimentos, caixas automáticas e agências bancárias, devidamente identificadas com o símbolo Visa ou Multibanco (Portugal).
Qualquer dos Cartões Caixa de Crédito de Leiria está habilitado ao pagamento de compras através do Serviço de Pagamentos “MBnet” e MBWay, nos termos das respetivas condições.
- Esqueci-me do código PIN do meu cartão de débito. Como posso recuperá-lo?
Poderá solicitar um novo código PIN numa das nossas Agências.
- A validade do meu cartão termina este mês. Tenho de pedir um novo?
Não. A renovação do seu cartão de débito é feita automaticamente. No entanto, caso deseje não renovar o cartão, deverá comunicar a sua decisão à Caixa de Crédito de Leiria com uma antecedência mínima de 30 dias antes do término da validade do cartão.
- Quando o meu cartão for renovado, o código PIN mantém-se?
Sim. O código PIN mantém-se igual ao que já tinha, no entanto terá de proceder à ativação do novo cartão. Poderá fazê-lo numa Caixa Multibanco (ATM), efetuando uma consulta de saldos/movimentos ou um levantamento.
- O meu cartão ficou retido na caixa multibanco ou ATM. O que devo fazer?
Se o seu cartão ficou retido numa Caixa Multibanco de uma sucursal Caixa de Crédito de Leiria, basta ir à Agência e pedir o apoio de um colaborador.
No caso de ficar retido em qualquer outro Multibanco, contacte-nos através do +351 244 848 000 (Chamada para rede fixa nacional).
Motivos pelos quais o cartão poderá ficar retido:
Excedidas 3 tentativas de PIN
Cartão expirado
Esquecimento de recolha do cartão após operações
Cartão alvo de fraude
Avaria do ATM
Cartão bloqueado ou em “Lista Negra”
Cartão danificado
- O meu cartão de débito está danificado. O que devo fazer?
Deve pedir a substituição do cartão numa Agência, e entregar em simultâneo o cartão danificado.
- Poderei ativar/desativar o Contactless do meu cartão?
Sim, poderá solicitar o pedido de desativação do Contactless numa das nossas Agências.
Após o pedido, a ativação/desativação só surte efeito após um primeiro movimento com cartão e PIN em TPA com acordo Internacional (VISA).
- Quais são os limites diários de levantamento/outras operações relacionadas com o cartão de débito?
Na Rede MB:
Montante de Levantamentos em Numerário em Caixas Automáticas: 400,00€ (200,00€ + 200,00€)
Montante Global para todas as operações: 2,500.00€
Operações Contactless sem PIN:
- Montante máximo por operação: 50,00€
- Montante máximo diário ou 5 operações consecutivas: 150,00€
- Como posso cancelar o meu cartão de débito?
Deverá efetuar o pedido de cancelamento numa das nossas Agências.
Canais digitais
- Como Aderir ao Homebanking da Caixa de Crédito de Leiria / CCL APP?
Para ser utilizador da Caixa de Crédito Leiria Online deverá ser titular de um Cartão de débito EMV-CAP (com chip), vinculado a uma conta de Depósitos à Ordem, que será a Principal do Serviço, e solicitar a sua adesão em qualquer Agência da CCL, preenchendo e assinando o formulário que lhe será facultado para o efeito.
- A adesão ao serviço é gratuita?
A adesão ao Serviço é totalmente gratuita, mas a sua utilização, relativamente a algumas funcionalidades, poderá estar sujeita ao pagamento das comissões constantes no Preçário em vigor, disponível em www.caixacreditoleiria.pt ou em qualquer Agência.
- O que é o Código de Utilizador?
É o código que o identifica como cliente da Caixa de Crédito de Leiria. Este código é composto por 8 caracteres e é-lhe atribuído quando faz o registo no site. No primeiro acesso define o código que pretender, e posteriormente poderá alterá-lo, quando for solicitada alteração do código de acesso.
- Bloqueei o meu acesso, como devo proceder?
Contacte a nossa linha de apoio e solicite a ativação do contrato (+351 244 848 000 - Chamada para rede f ixa nacional).
Por motivos de segurança o contrato bloqueia após 3 tentativas incorretas de inserção do código de acesso.
- Como recuperar o Código de Acesso?
Deverá dirigir-se a uma das nossas Agências para que lhe seja entregue um novo código de acesso.
- Posso adicionar outras contas ao meu registo?
Sim, pode adicionar todas as contas das quais seja titular/autorizado.
Basta efetuar o pedido numa das Agências ou online efetuando os seguintes passos:
(Homebanking) Menu – Pedidos – Fazer Pedido – Manutenção de Contas – Selecionar as contas que pretende adicionar/remover – Continuar
- Alterei o meu contacto telefónico, como poderei atualizar?
Tem a funcionalidade disponível online no Homebanking/App através do Menu – Pedidos – Contactos, ou poderá solicitar a atualização numa das nossas Agências.
- Como poderei fidelizar o meu contacto telefónico para receber código de autenticação por SMS Token?
Tem a funcionalidade disponível online no Homebanking/App através do Menu – Definições – Fidelização – Fidelizar nº tmv sms token, ou poderá solicitar a atualização numa das nossas Agências.
- Como poderei consultar Extratos de Conta?
Tem a funcionalidade disponível online no Homebanking/App através do Menu - Consultar - Documentos Digitais.
Caso pretenda, poderá recebê-los antes por e-mail, efetuando o pedido numa das nossas Agências.
- Como obter um comprovativo de NIB/IBAN?
Poderá obter online através do nosso Homebanking/App.
Homebanking: Menu – Contas à Ordem – NIB/IBAN – Obter Comprovativo
App: Menu – Consultar – IBAN – Obter Comprovativo
- Como obter um comprovativo de uma operação?
Poderá obter online através do nosso Homebanking/App.
Homebanking/App: Menu – Consultar – Histórico de Operações – Selecionar a operação pretendida – Obter Comprovativo
- Como aderir ao SPIN?
Adira online sem custos e passe a dar o número de telemóvel para receber transferências.
Homebanking: Menu – Pedidos – Telemóvel para SPIN - Confirmar Nº Telemóvel - Selecionar a conta a que pretende associar - Associar – Confirmar
App: Menu - Definições - Fidelização - Telemóvel para SPIN - Confirmar Nº Telemóvel - Selecionar a conta a que pretende associar - Associar - Confirmar
- Pretendo efetuar uma transferência de valor superior ao autorizado, como devo proceder?
Poderá efetuar o aumento do seu nível de serviço através do Menu – Pedidos – Fazer Pedido – Nível de Serviço – Seleciona a opção pretendida – Continuar
Ex.:
- Nível Serviço 10 - [5,5] – Limite diário de 10.000,00EUR, efetuando no máximo 5.000,00EUR/operação
- Nível Serviço 10 - [10,10] – Limite diário de 10.000,00EUR, efetuando no máximo 10.000,00EUR/operação
- Não estou a receber SMS na Autenticação, o que devo fazer?
Deverá proceder da seguinte forma:
1. Confirme que tem rede móvel da sua operadora
2. Verifique se tem aplicações no seu telemóvel a bloquear os nossos SMS e chamadas
3. Confirme nas “Definições das Mensagens” > “Definições de Spam” / “Contactos Bloqueados”, se o tem o número registado como spam (Nº Caixa de Crédito de Leiria – 49035)
4. Verifique se tem espaço de memória disponível
5. Por último, reinicie o seu telemóvel e repita a operação.
Caso nenhuma das situações descritas resolva o problema, confirme através da nossa linha de apoio se o número de telemóvel associado se encontra atualizado.
Linha Apoio – (+351 244 848 000 - Chamada para rede fixa nacional)
- Posso consultar saldos e movimentos de contas noutros bancos, na vossa aplicação?
Sim. Poderá fazê-lo da seguinte forma:
1. Aceda ao Homebanking/App - Menu – OpenBank – Gerir Consentimentos – Contas Noutros Bancos - Adicionar Conta – Escolher o banco da conta a adicionar
2. Será redirecionado para a aplicação do outro Banco, onde será pedida a autenticação
3. Deverá selecionar as contas a que pretende ter acesso
4. Será redirecionado novamente para a aplicação da Caixa de Crédito de Leiria, onde poderá verificar as contas adicionadas, começando assim a consultar também os respetivos saldos e movimentos
